quinta-feira, 12 de março de 2009

Paulo Freire e a Educação Popular



estou colando aqui um texto breve, copiado no Wikipedia, sobre Paulo Freire; pedagoga criador de principios pedagogicos que nortiaram a proposta politico-pedagogica da nossa Associação.
As nossas ações e nossos objetivos deveriam ser sempre inerentes e ligados as ideias de Educação Popular fomentadas pelo Freire.
aqui em baixo tem, alem de uma introdução a quem era Paulo Freire, um link para poder aprofundar o conhecimento sobre a Educação Popular.

Paulo Freire ( Recife, 19 de setembro 1921 – São Paulo, 2 de maio 1997) foi um educador brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciencia. É considerado um dos pensadores mais notáveis na historia da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado .


Paulo Freire delineou uma Pedagogia da Libertação, intimamente relacionada com a visão marxista do Terceiro Mundo e das consideradas classes oprimidas na tentativa de elucidá-las e conscientizá-las politicamente. As suas maiores contribuições foram no campo da educação popular para a alfabetização e a conscientização política de jovens e adultos operários, chegando a influenciar em movimentos como os das Comunidades Eclesiais de Base (CEB).

No entanto, a obra de Paulo Freire ultrapassa esse espaço e atinge toda a educação, sempre com o conceito básico de que não existe uma educação neutra: segundo a sua visão, toda a educação é, em si, política.


Como eixo norteador de sua prática pedagógica, Freire defende que "formar" é muito mais que formar o ser humano em suas destrezas, atentando para a necessidade de formação ética dos educadores, conscientizando-os sobre a importância de estimular os educandos a uma reflexão crítica da realidade em que está inserido.

Enfatiza alguns aspectos primordiais, porém nem sempre adotados pela sociedade atual, como: simplicidade, humanismo, bom senso (etica em geral) e esperança, já que na sua visão o capitalismo leva a sociedade a um consumismo exacerbado e a uma alienação coletiva, através, principalmente, dos veiculos da comunicação de massa. O fracasso educacional deve-se em particular a técnicas deensino ultrapassadas e sem conexão com o contexto social e econômico do aluno, mantendo-se assim o status quo, pois a escola ainda é um dos mais importantes aparelhos ideoloigicos do estado. Paulo Freire



para saber mais:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_popular





12 comentários:

Raquel Quintino disse...

Muito bacana.

Gostei pra caramba.

Parabéns

Alma Brasil disse...

Gostei! Achei fantástico.

Anônimo disse...

Lindo o visual do blog!
Sempre é bom lembrar que a proposta da Rede Casa Brasil é a da Educação Popular de Paulo Freire.
PARABÉNS!!!
Miriam Virgínia Ramos Rosa-Equipe de Ação Territorial e Tecnologia- Coordenação Nacional Casa Brasil

Anônimo disse...

Que triste.

Adoro os regionalismos de cada região do nosso país que tornam nosso idioma essa coisa maravilhosa, cheia de particularidades. Acho horrível quando as pessoas taxam essas particularidades de erro e não reconhecem isso como parte da vida desse fenômeno que é a língua.

Mas um blog sobre educação com erros de grafia tão bizonhos... É deprimente...

Períodos iniciados com letra minúscula, texto sem acentuação, mal pontuado... É brincadeira. Vamos estudar antes de nos expor dessa maneira.

O melhor de tudo é "nortiaram". Não vão me dizer que é erro de digitação. Olhe para o seu teclado e veja onde está o "i" e onde está o "e".

Lamentável...

christian piana disse...

caro Anonimo

desculpe os erros que incomodaram tanto sua leitura, mas eu , que escrevi a primeira parte sou estrangeiro, vivo neste pais há pouco tempo e estou aprendendo agora a escrever corretamente em portugues e a conhecer a acentuação.
O objetivo deste blog e criar um diario coletivo, construido por pessoas que trabalham no mesmo projeto onde eu trabalho. As postagems são para viabilizar textos que em um segundo momento serão centro de um debate entre nos. E não para alimentar a sabedoria de gente culta como voce, o mestre.
Ninguem, até então, sentiu este objetivo obstaculado por falata dos importantissimos acentos ou da colocação errada das letras maiuscolas.
Teremos presentes sua colocação esperando de não inibir ninguem que não se sinte bastante preparado para publicar um texto, para depois ser umiliado por doutores como voce que a divulgação livre das informações preferem a formalidade de uma escrita "diretinha" digna de um verdadeiro burgues.

OBS
se quer fazer comentarios tão pesados pelo meno se apresente com nome e sobrenome e não como anonimo.


Christian Piana
estrangeiro que não sabe escrever

kellynha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Goоd day! ӏ could havе sworn I've been to this blog before but after reading through some of the post I realized it's
neω to me. Nonetheless, Ι'm definitely glad I found it and I'll be bοok-mагking and checκing back frequently!


Also visit my sіte: Bauchfett weg

Anônimo disse...

Everyone lovеs what you guys are up too. Thіs tyρe of clever work anԁ reporting!
Keep up the wonderful works guys I've you guys to my blogroll.

Here is my webpage :: http://skylogue.in/index.php?do=/blog/51956/8-ways-in-order-to-really-get-loss-of-piles-fast/

Anônimo disse...

If уοu are going fоr finest cоntеnts like I do, јust paу a quick νіѕіt this ωеb sitе
аll the timе beсause it provіԁeѕ quаlity сontents, thanks

Herе іs my ωeb page ...
free chat rooms

Anônimo disse...

Undeniably bеlieve that which you stаted.
Youг fаvorіte гeason appeared to be οn the net the simplest thing tο be аwaгe οf.
I ѕay to you, ӏ definitely gеt annoyeԁ ωhіlе peoρle thinκ about worгies thаt thеy plainly don't know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side-effects , people could take a signal. Will probably be back to get more. Thanks

my blog - chatroulette website utilizes

Anônimo disse...

Ӏ lеaνe a геsponse еаch time
I appreсiatе a рost on a blog or І have something to
ѵaluable to сontribute tο the conversation.
Usually it's caused by the passion displayed in the post I browsed. And on this article "Paulo Freire e a Educa�o Popular". I was moved enough to write a comment ;) I do have 2 questions for you if it's аllright.
Is it only mе oг do a few οf these remarks look like they are written
by bгain dead folks? :-P And, if you are posting on other social siteѕ, I'd like to follow anything fresh you have to post. Would you list every one of your public sites like your linkedin profile, Facebook page or twitter feed?

Feel free to surf to my weblog :: premature ejaculation ejaculation trainer review ejaculation trainer ebook review

Anônimo disse...

I never know how you take into consideration diet program pills but final year my
friend's mum purchased diet regime tea with the hope to shed some lbs. This sort of tea was advertised in well-known publications and Television channels. She finished up obtaining diarrhea. So I'm frightened of some thing known as "diet" tablets, "diet tea", and so on.

Phyllis J. McNeal from physical fitness certification.



Feel free to visit my homepage; weight loss belts