terça-feira, 19 de maio de 2009

Jim Jarmusch e o cinema indipendente americano


aqui está a pagina Wikipedia sobre Jim Jarmusch um dos exponentes mais importantes do cinema indipendente americano. Um dos maiores sucessos dele é o filme Dead Man bang bang extremamente cheio de poetica.
No acervo de DVD's da Casa Brasil temos este filmes e podemos organizar uma projeção.


Jim Jarmusch (Akron, Ohio, 22 de Janeiro de 1953)Estudou na escola de cinema da Universidade de Nova Iorque, sem ter no entanto terminado os seus estudos. Optou antes por aproveitar o financiamento da bolsa de que dispunha para produzir o seu primeiro filme, Permanent Vacation.

A sua primeira grande produção ocorreu em 1982 com o filme Stranger Than Paradise, o que lhe valeu a aclamação da crítica pelo seu estilo próprio. Trata-se de um marco do cinema independente americano.

Em 1995, Jarmusch realizou Dead Man, um filme passado no Oeste da América do Norte no Século XIX, protagonizado por Johnny Depp e com Gary Farmer no elenco. Este filme viria a ser qualificado como Western, "anti-Western," e "pós-Western" por variados críticos. Além disso, é considerado como um dos poucos filmes filmados por um caucasiano capaz de transmitir de forma crível a cultura dos Índios Americanos. O filme foi filmado a preto e branco pelo director de fotografia Robby Müller e possui banda sonora composta e tocada por Neil Young.

Um comentário:

may disse...

Jim Jarmusch é rei, me acabei com "Flores Partidas"