terça-feira, 9 de junho de 2009

"CLARICE: EM CENA"


Textos de Clarice Lispector ganham linguagem teatral na Casa Brasil no CFP Padre Leo Commissari

No dia 27 de junho, a Casa Brasil, recebe a partir das 18h, a apresentação do exercício cênico "Clarice: em cena" com entrada franca. O trabalho foi demonstrado pela primeira vez em julho do ano passado, na Camara de Cultura, como encerramento de um processo teatral proposto dentro do evento "Clarice Lispector:".

A montagem, com a direção de Paula Carrara, transcreve contos e trechos da obra de Clarice a partir da prática teatral, explorando os vários temas e o universo subjetivo e intrigante de sua escritura. Durante o processo de criação, o elenco - formado por jovens atores, escritores e artistas da cidade - foi instigado a embarcar na sutileza dos textos, abandonando a necessidade de um enredo linear e ampliando a leitura através dos sentidos.



Sobre "Clarice Lispector:"

O projeto "Clarice Lispector:", que deu a origem à montagem, foi realizado de abril a julho de 2008, e nasceu da vontade de frequentadores da Câmara de Cultura, em São Bernardo do Campo, e também leitores de Clarice Lispector.

A programação contou com a participação de nomes como José Miguel Wisnik e Yudith Rosenbaum - ambos professores doutores de literatura brasileira na USP. Foram palestras, espetáculos e oficinas que abordavam o universo intrigante e misterioso da obra da escritora. De uma das oficinas, encerrando a programação em homenagem a escritora, foi apresentado o exercício Clarice Lispector: em cena.

Nenhum comentário: